SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Uma proposta para o ensino de mecânica quânticaMário Schenberg's last work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

LEITE, Maria Salete S. C. Pinheiro  and  ALMEIDA, Maria José B. Marques de. Compreensão de termos científicos no discurso da ciência . Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2001, vol.23, n.4, pp. 458-470. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442001000400011.

Neste trabalho são feitas considerações sobre a importância da compreensão da linguagem científica e da metalinguagem envolvida no discurso científico de professores e alunos e são relatados os resultados de dois estudos efectuados com o fim de detectar o grau de compreensão dos estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Universitário de termos vulgarmente usados nas aulas e nos textos de Física. Com base nos resultados destes estudos fazem-se algumas sugestões para uma melhoria da qualidade do ensino de modo a obter-se uma aprendizagem mais significativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese