SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Uma proposta para o ensino de mecânica quânticaMário Schenberg's last work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

LEITE, Maria Salete S. C. Pinheiro  and  ALMEIDA, Maria José B. Marques de. Compreensão de termos científicos no discurso da ciência . Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2001, vol.23, n.4, pp.458-470. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442001000400011.

Neste trabalho são feitas considerações sobre a importância da compreensão da linguagem científica e da metalinguagem envolvida no discurso científico de professores e alunos e são relatados os resultados de dois estudos efectuados com o fim de detectar o grau de compreensão dos estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Universitário de termos vulgarmente usados nas aulas e nos textos de Física. Com base nos resultados destes estudos fazem-se algumas sugestões para uma melhoria da qualidade do ensino de modo a obter-se uma aprendizagem mais significativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License