SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Uniformity and diversity on the basic physics teaching the physics courses for biology, industrial design and pharmacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

COSTA, Sayonara Salvador Cabral da  and  MOREIRA, Marco Antonio. O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2002, vol.24, n.1, pp. 61-74. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172002000100009.

Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currículo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso lingüístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese