SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Complex systems, criticality, and power lawsMaking didactic experiments with the sound system of a PC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

CABRAL, Gustavo Eulalio M.; LIMA, Aércio Ferreira de  and  LULA JR., Bernardo. Interpretando o algoritmo de Deutsch no interferômetro de Mach-Zehnder. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2004, vol.26, n.2, pp. 109-116. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442004000200005.

A Computação Quântica é uma área de pesquisa relativamente recente, que vem sendo desenvolvida nos últimos 20 anos, e que faz uso dos fundamentos da Ciência da Computação e da Física Quântica. Dois são os fenômenos quânticos em que se baseia a Computação Quântica: superposição e interferência. Neste trabalho, destacaremos o papel da interferência na solução do problema proposto por Deutsch, o qual consiste em saber se uma dada função é constante ou balanceada, calculando a função apenas uma vez. Figurativamente, isto equivale a saber se uma moeda é honesta ou viciada (duas faces iguais) olhando-a uma única vez. A solução de Deutsch (algoritmo) é, com freqüência, explicada de forma abstrata e com auxílio de circuitos. Contudo, embora eficiente para expressar a "lógica'' e facilitar o desenvolvimento de algoritmos quânticos, esta abordagem não deixa transparecer e facilmente apreender os fenômenos físicos subjacentes. Neste trabalho mostramos didaticamente como o interferômetro de Mach-Zehnder implementa o algoritmo de Deutsch, destacando desta forma a importância da interferência na realização de algoritmos quânticos.

Keywords : algoritmo de Deutsch; interferômetro de Mach-Zehnder; computação quântica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese