SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Technologies of Information and Communication on the high school physics teaching in order to motivate and to extend the possibilities to improve the students learningOn the quantum-classical limit for the perfect gas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

BARBOSA, Augusto César de Castro; CARVALHAES, Cláudio Gonçalves  and  COSTA, Marcus Vinicius Tovar. A computação numérica como ferramenta para o professor de Física do Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2006, vol.28, n.2, pp. 249-254. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442006000200016.

A proposta deste trabalho é apresentar ao professor de Física do ensino médio uma forma de empregar recursos computacionais para esclarecer e aprofundar conceitos de Física que são explorados de forma limitada por não se poder recorrer ao Cálculo Diferencial e Integral. O pêndulo simples é usado como protótipo para o tratamento sugerido. Mostramos que apenas com o auxílio de uma planilha eletrônica - sem a necessidade, portanto, de conhecimentos avançados de computação - é possível criar um ambiente para o aluno testar o processo de convergência numérica e obter informações do comportamento do sistema a partir de análises gráficas.

Keywords : pêndulo simples; diferenças finitas; planilha eletrônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese