SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4CAD experiments for teaching electrostaticPossible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

GOMES, Thiéberson  and  FERRACIOLI, Laércio. A investigação da construção de modelos no estudo de um tópico de física utilizando um ambiente de modelagem computacional qualitativo. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 453-461. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442006000400008.

A integração de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem sido tema de diversos congressos e simpósios ao redor do mundo e no Brasil. Neste sentido, vários estudos têm sido realizados com o objetivo de se obter metodologias que tornem efetivo o emprego das novas tecnologias no ensino. Este artigo mostra um estudo que investigou a interação entre estudantes universitários da área de ciências exatas e um ambiente de modelagem computacional qualitativo em atividades de modelagem expressiva. Os resultados obtidos mostram que os estudantes foram capazes de criar e modificar o modelo do sistema proposto a partir de suas próprias concepções.

Keywords : ambientes de modelagem; modelos; modelos mentais; modelagem qualitativa; atividades expressivas; modelagem; cognitiva; autômatos celulares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese