SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Investigation of model building in the study of a physics issue using a qualitative computer model environmentConstruction of concepts of modern physics and on the nature of science with the support of hypermedia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

GRINGS, Edi Terezinha de Oliveira; CABALLERO, Concesa  and  MOREIRA, Marco Antonio. Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 463-471. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000400009.

Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.

Keywords : conceitos termodinâmicos; invariantes operatórios; campos conceituais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese