SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Possible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamicsComputational modelling and simulation activities to help the meaningful learning of electricity basic concepts: part I - simple electric circuits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

MACHADO, D.I.  and  NARDI, R.. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 473-485. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000400010.

Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Obtiveram-se indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo.

Keywords : Ausubel; construtivismo; ensino Ciência-Tecnologia-Sociedade; ensino de Física; hipermídia; Física Moderna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese