SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Construction of concepts of modern physics and on the nature of science with the support of hypermediaAn interpretation for difficulties faced by the students in a physics laboratory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

DORNELES, Pedro F.T.; ARAUJO, Ives S.  and  VEIT, Eliane A.. Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: parte I - circuitos elétricos simples. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 487-496. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000400011.

Neste artigo analisamos diferentes concepções e raciocínios dos alunos sobre conceitos básicos envolvidos em circuitos elétricos simples, que se tornam obstáculos para a aprendizagem, e apresentamos um produto de um trabalho de pesquisa, que consiste em um conjunto de atividades de simulação e modelagem computacionais, desenvolvidas com o software Modellus, levando em conta tais dificuldades, com o objetivo de auxiliar o aluno a superá-las.

Keywords : simulação computacional; modelagem computacional; concepções alternativas; circuitos elétricos; ensino de Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese