SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Computational modelling and simulation activities to help the meaningful learning of electricity basic concepts: part I - simple electric circuitsConstruction of semiconductor physics meanings in secondary school: basis and results of a research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

MARINELI, Fábio  and  PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 497-505. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000400012.

Utilizando uma abordagem da sociologia, apresentamos neste trabalho uma interpretação para dificuldades e erros apresentados por estudantes em atividades programadas num laboratório didático. O entendimento de conceitos típicos de uma aula de laboratório, como medida, incerteza, flutuação etc., é analisado a partir de material escrito por estudantes, seus exercícios e relatórios. Consideramos que os erros e as dificuldades apresentados pelos estudantes no trabalho no laboratório devem-se a uma concepção de senso comum relativa à Física e à realidade que ela representa e descreve. A Ciência é definida dentro de uma esfera de realidade diferente daquela considerada cotidianamente e, dentro da esfera científica, os conceitos de medida precisam respeitar critérios adequados e concebidos cientificamente.

Keywords : concepções de medida; laboratório didático; Ciência e realidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese