SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4The physics in the first four grades of elementary school: developing and applying a program for teachers qualificationInteractive equipments: a contribution of contemporary centers and museums of science for the formal scientific education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

CHINAGLIA, D.L.; GOZZI, G.; ALFARO, R.A.M.  and  HESSEL, R.. Espectroscopia de impedância no laboratório de ensino. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2008, vol.30, n.4, pp.4504.1-4504.9. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172008000400013.

Neste trabalho, mostramos que uma configuração desconhecida de um circuito montado com resistores e capacitores no interior de uma "caixa preta", pode ser determinada através de uma técnica, conhecida como espectroscopia de impedância, largamente utilizada em várias areas da ciência. Como essa técnica faz uso da impedância complexa, apresentamos também uma introdução aos circuitos AC do ponto de vista do formalismo de números complexos. O arranjo experimental utiliza um gerador de audio como fonte AC para alimentar a caixa e um osciloscópio de duplo canal para medir tanto a parte real como a imaginária da impedância complexa do circuito desconhecido em função da frequência do gerador. A partir do espectro de impedância obtido, identifica-se não só a configuração do circuito no interior da caixa como também os valores das resistências e capacitâncias utilizadas para montá-lo.

Keywords : espectroscopia de impedância; circuitos AC; fasores; caixa preta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License