SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Ensino-aprendizagem de física no nível médio: o estado da arte da produção acadêmica no século XXIA teoria da luz de Newton nos textos de Young índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117

Resumo

SISMANOGLU, B.N.; GERMANO, J.S.E.; AMORIM, J.  e  CAETANO, R.. A utilização da filmadora digital para o estudo do movimento dos corpos. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2009, vol.31, n.1, pp. 1501.1-1501.7. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000100009.

Através de uma filmadora digital e do software de domínio público VirtualDub consegue-se registrar espacial e temporalmente a evolução dinâmica de um sistema muito rápido, como por exemplo, a queda livre. Neste artigo são abordados dois experimentos clássicos de queda livre: a) de uma corrente de elos e b) de uma configuração catenária da corrente com uma das extremidades fixa (bungee jump). Estes experimentos são analisados empiricamente através de montagens bastante simples, mas reveladores de conceitos físicos importantes da mecânica. O programa VirtualDub possibilita selecionar os quadros da filmagem. A análise destes quadros fornece prontamente elementos das diversas variáveis dinâmicas tais como velocidade, força e aceleração, sendo um poderoso auxiliar no estudo do movimento.

Palavras-chave : mecânica; movimento; queda dos corpos; filmadora digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português