SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4The misleading simplicity of "Stokes method" for viscosity measurementAstronomy education in Brazil: formal, informal, non-formal education, and scientific popularization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

DIAS, Ricardo Henrique Almeida  and  ALMEIDA, Maria José P.M. de. Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2009, vol.31, n.4, pp.4401-4412. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400013.

Neste artigo fazemos uma síntese sobre elementos específicos do jornalismo científico e identificamos a presença de alguns desses elementos nas interpretações de licenciandos em física ao lerem textos de divulgação científica das revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Consideramos que o relacionamento entre a interpretação dos licenciandos e algumas especificidades do campo jornalístico, que fazem parte das revistas lidas, parece sugerir que a investigação de potencialidades e limites na utilização de revistas de divulgação científica em situações efetivas de ensino estaria vinculada às condições em que esses textos são produzidos.

Keywords : leitura; divulgação científica; discurso jornalístico; formação inicial; física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License