SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1"Vendo o invisível": experimentos de visualização do infravermelho feitos com materiais simples e de baixo custoUma análise quantitativa do campo magnético dentro de um meio condutor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117

Resumo

RAMOS, Tiago Clarimundo  e  VERTCHENKO, Lev. Uma abordagem experimental das propriedades dos corpos deformáveis no ensino de física geral para os cursos de engenharia. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp.01-09. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000100016.

Apresentamos um conjunto de atividades experimentais direcionadas ao ensino de física geral no 2° período dos cursos de engenharia organizadas na forma de uma sequência, em que os alunos exploram, testam e discutem o comportamento de uma borracha tracionada. Expandimos a expressão para a força elástica, acrescentando à lei de Hooke um termo quadrático que permite uma discussão didática dos parâmetros "módulo de Young" e "coeficiente de Poisson". A fundamentação teórica adotada no desenvolvimento da proposta se apóia na teoria sócio-histórica de Vigotski. Ao longo das atividades, buscamos formar novos conceitos somente a partir do momento em que os alunos tomaram consciência de suas necessidades.

Palavras-chave : ensino de física; experimentação; formação de conceitos científicos; módulo de Young; coeficiente de Poisson.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons