SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Cálculo de ordem fracionária: apologia histórica, conceitos básicos e algumas aplicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117

Resumo

COSTA JR., E.; SIMOES JR., F.J.R.; CARDOSO, F.R.  e  ALVES, M.V.. O vento solar e a atividade geomagnética. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4301-4301. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400001.

Ainda existem muitas lacunas sobre a geração do vento solar e, o que se sabe, é fundamentado principalmente em observações. Isso se deve principalmente à sua complexa origem e à falta de medidas in situ nas regiões onde o mesmo é acelerado. Porém, na órbita da Terra suas características são muito bem conhecidas e constantemente monitoradas. A interação do vento com o campo magnético terrestre leva à criação de diversas regiões distintas da magnetosfera e, uma vez que as condições sejam favoráveis, leva também às chamadas atividades geomagnéticas. O estudo das variações na atividade geomagnética controlada pelas condições do vento solar se faz totalmente justificado do ponto de vista acadêmico. Do ponto de vista prático, tais variações podem, por exemplo, prejudicar o funcionamento de sistemas de solo e a bordo de satélites devido ao aumento das correntes atmosféricas e da radiação que chega até o planeta, aumentando assim a importância desse tipo de pesquisas. Esse artigo apresenta uma breve revisão de alguns dos principais efeitos da interação entre o vento solar e a magnetosfera terrestre.

Palavras-chave : física espacial; vento solar; atividade geomagnética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português