SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Solar wind and geomagnetic activityQuantum information theory: non-cloning, entanglement and teleportation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

DAVID, S.A.; LINARES, J.L.  and  PALLONE, E.M.J.A.. Cálculo de ordem fracionária: apologia histórica, conceitos básicos e algumas aplicações. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4302-4302. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400002.

O cálculo de ordem fracionária (COF) lida com derivadas e integrais de ordem arbitrária (ou seja, não-inteiros) e tem as mesmas origens do clássico cálculo diferencial e integral. No entanto, até recentemente, tem sido investigado principalmente do ponto de vista matemático. Progressos nas áreas de fractais revelaram suas sutis relações com o cálculo fracionário. No entanto, o cálculo fracionário é geralmente excluído dos cursos tradicionais de Matemática, em parte porque muitos matemáticos não estão familiarizados com a sua natureza e suas aplicações. O cálculo fracionário tem se mostrado uma ferramenta útil entre os pesquisadores. Um dos objetivos deste trabalho é discutir a utilidade do cálculo fracionário nas ciências aplicadas e na engenharia. Além disso, outro propósito é incentivar o uso dessa idéia matemática como ferramenta para pesquisadores das mais diversas áreas por meio de uma apologia histórica envolvendo o desenvolvimento do cálculo fracionário.

Keywords : cálculo fracionário; sistemas de ordem não-inteira; sistemas dinâmicos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English