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Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

LAMA, Lucas S. del  and  MULATO, Marcelo. Oscilador salino como experimento de ensino. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp.4310-4310. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400010.

O oscilador salino consiste em dois containers alinhados que são preenchidos por duas soluções distintas, exibindo oscilações de potencial elétrico quando liberado. Essas oscilações ocorrem devido à diferença de densidade apresentada pelos fluídos e promovem variação no fluxo de íons, levando a variações no potencial eletrico entre os reservatórios. Muitos sistemas biológicos podem ser entendidos por este modelo. Neste trabalho, o oscilador salino foi investigado usando soluções de sulfato de cobre, CuSO4, e cloreto de sódio, NaCl, alterando parâmetros como o diâmetro e comprimento do capilar, diâmetro do compartimento interno e quantidade de íons indesejados no reservatório principal (agua destilada e deionizada). O sistema mostrou-se muito útil para aulas de graduação.

Keywords : oscilador salino; equacões não-lineares; dinâmica dos fluídos.

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