SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Scattering and bound states by localized potentialsPhysics and painting: dimensions of a relation and its potential for teaching physics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

RODRIGUES, Micaías Andrade  and  TEIXEIRA, Francimar Martins. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino do Recife segundo os seus docentes. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4313-4313. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400013.

Este trabalho investiga como esta o ensino de física nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (EF) na Rede Municipal de Ensino do Recife. Para realizá-lo contamos com 145 questionários respondidos por docentes do EF I desta rede, espalhados por toda a cidade. Estes questionários nos mostram que existe uma política real de escolha do livro didático de ciencias; que a carga horária semanal dispensada para a disciplina ciencias e, na sua maioria de duas horas e a maioria dos docentes acredita ser suficiente; que o material mais utilizado para a preparação da aula é mesmo o livro didático, mas são utilizados outros como revistas, musicas etc; mais da metade dos docentes, embora considerem a física relevante aos seus alunos, não gostam de abordá-la em sala e sentem-se inseguros para fazê-lo; os assuntos mais trabalhados de física são o eletromagnetismo, energia e física térmica e apresenta algumas sugestões dos professores para a melhoria do ensino de ciencias.

Keywords : ensino de física; ensino de ciencias; series iniciais do Ensino Fundamental; Rede Municipal de Ensino do Recife.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese