SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Physics teaching in the initial grades of elementary school in the rede municipal de ensino do Recife by their teachersBrownian motion: a proposal of using new technologies in Physics teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

GOMES, Tiago Carneiro; GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini Di  and  RABONI, Paulo César de Almeida. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4314-4314. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400014.

Neste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo.

Keywords : física; pintura; ensino de física; arte; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese