SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Brownian motion: a proposal of using new technologies in Physics teachingUsing a voltmeter to measure time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

CRUZ, Émerson; DIAS, Hélio  and  KORTEMEYER, Gerd. Efeito da avaliação formativa em cursos de física em universidades brasileiras. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4315-4315. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400016.

A maioria dos cursos de física de nivel superior no Brasil não oferecem significativas oportunidades de avaliação formativa. Neste trabalho, implementamos atividades de tarefas online com feedback imediato em dois cursos: um com alunos tradicionais em uma universidade publica, e outra com alunos não-tradicionais em uma universidade privada. Implementamos, também, na universidade publica, atividades com os denominados "clickers" em sala de aula. Posterior pesquisa de opinião com os alunos mostrou ampla aceitação destas técnicas e avaliação positiva de que tais técnicas ajudaram na aprendizagem do conteúdo. Todavia as notas não apresentaram melhora significativa. Na universidade publica observou-se um estreitamento na distribuição de notas em torno dos valores medianos, enquanto na universidade privada não foi observada diferença significativa na distribuição de notas. Nosso estudo também identificou uma série de dificuldades, tanto logísticas como organizacionais, que precisam ser superadas antes de uma implementação mais eficaz das técnicas exploradas nesse trabalho.

Keywords : avaliação online; avaliação formativa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English