SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4The effect of formative assessment in Brazilian university physics coursesPhysics with Arduino for beginners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

HESSEL, Roberto  and  PERINOTTO, Ângelo C.. Usando um voltímetro para medir tempo. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4316-4316. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400017.

As vezes, para se medir um intervalo de tempo, é suficiente um cronômetro, outras vezes é preciso imaginar ou lançar mão de métodos indiretos. Neste trabalho exploramos um método indireto para medir intervalos de tempo baseado na curva de descarga de um capacitor através de um resistor. O capacitor, previamente carregado, esta ligado em série com o resistor e uma chave apropriada inicialmente aberta. Quando a chave é acionada durante um certo tempo, o capacitor perde parte de sua carga e a tensão nos seus terminais cai para um valor V. Medindo-se a tensão inicial V0 e a tensão V, determina-se a partir da curva de descarga ou da equação de descarga de um capacitor num circuito RC o tempo t durante o qual a chave permaneceu fechada. O método consiste justamente em associar a duração de um evento ao tempo t durante o qual a chave permaneceu fechada. Para medir V e V0 sem que o capacitor se descarregue através da resistência interna do voltímetro, acoplamos a ele um amplificador operacional (CA 3140), montado na configuração seguidor emissor. O método foi testado com sucesso numa série de experiências que realizamos. Numa delas, por exemplo, medimos a duração de uma colisão entre duas esferas de aço e, numa outra, medimos a velocidade de um projétil disparado por uma carabina de pressão.

Keywords : medida de tempo; amplificador operacional; seguidor de tensão; seguidor emissor; duração de uma colisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese