SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Physics with Arduino for beginnersStudies on the temperature dependence of electric conductivity for metals in the Nineteenth Century: a neglected chapter in the history of superconductivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

SILVA, Indianara; FREIRE JUNIOR, Olival  and  SILVA, Ana Paula Bispo da. O modelo do grande elétron: o background clássico do efeito Compton. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp.4601-4601. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400019.

A figura de Arthur Holly Compton geralmente é concebida como um dos pais fundadores da teoria quântica devido à sua formulação quântica para explicar o processo de interação entre a radiação de alta frequência e a materia. Todavia, a historia de Compton evidencia-nos um personagem que destoa da imagem de um físico interessado no desenvolvimento da teoria quântica. De fato, o seu interesse e a sua motivação, de 1916 a 1922, estavam relacionados com o uso da física clássica para o estudo do espalhamento dos raios X e γ pela materia. A descoberta do efeito Compton foi o resultado obtido por um físico clássico que relutava em aceitar o quantum de radiação. O objetivo deste artigo e, portanto, destacar a imagem de um físico clássico que estava inserido em um programa de pesquisa bem definido, a física dos raios X e γ, a partir do qual ele contribuiu tanto para o desenvolvimento dessa área de pesquisa quanto para a da construção da teoria quântica. Para isto, apresentaremos o modelo do grande elétron utilizado por Compton para explicar o processo de espalhamento dos raios X pela matéria.

Keywords : Arthur Holly Compton; física clássica; espalhamento dos raios X e γ; teoria quântica; história da física; história da ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License