SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Physics with Arduino for beginnersStudies on the temperature dependence of electric conductivity for metals in the Nineteenth Century: a neglected chapter in the history of superconductivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

SILVA, Indianara; FREIRE JUNIOR, Olival  and  SILVA, Ana Paula Bispo da. O modelo do grande elétron: o background clássico do efeito Compton. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 4601-4601. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172011000400019.

A figura de Arthur Holly Compton geralmente é concebida como um dos pais fundadores da teoria quântica devido à sua formulação quântica para explicar o processo de interação entre a radiação de alta frequência e a materia. Todavia, a historia de Compton evidencia-nos um personagem que destoa da imagem de um físico interessado no desenvolvimento da teoria quântica. De fato, o seu interesse e a sua motivação, de 1916 a 1922, estavam relacionados com o uso da física clássica para o estudo do espalhamento dos raios X e γ pela materia. A descoberta do efeito Compton foi o resultado obtido por um físico clássico que relutava em aceitar o quantum de radiação. O objetivo deste artigo e, portanto, destacar a imagem de um físico clássico que estava inserido em um programa de pesquisa bem definido, a física dos raios X e γ, a partir do qual ele contribuiu tanto para o desenvolvimento dessa área de pesquisa quanto para a da construção da teoria quântica. Para isto, apresentaremos o modelo do grande elétron utilizado por Compton para explicar o processo de espalhamento dos raios X pela matéria.

Keywords : Arthur Holly Compton; física clássica; espalhamento dos raios X e γ; teoria quântica; história da física; história da ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese