SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Cálculo da taxa de ionização por campo de um átomo próximo a uma superfície metálica: aplicação ao microscópio iônico de campoTermodinâmica do modelo de Ising com interações de alcance infinito via ensemble canônico generalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117

Resumo

SANTOS, Janilo; OLIVEIRA, Bruna P.W. de  e  NELSON, Osman Rosso. Impedância de corpos rígidos em colisões elásticas unidimensionais. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 1-4. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000100005.

Neste trabalho estudamos o problema de colisões elasticas unidimensionais de bolas de bilhar, consideradas como corpos rígidos, dentro de uma abordagem muito diferente da abordagem classica apresentada nos livros textos. Implementando a noção de casamento de impedancia como uma maneira de entender eficiencia de transmissão de energia em colisões elásticas, nos encontramos uma solução que enquadra o problema em termos deste conceito. Mostramos que a massa da bola pode ser vista como uma medida de sua impedancia e verificamos que o problema de maxima transferencia de energia em colisões elasticas pode ser pensado como um problema de casamento de impedância entre meios diferentes. Esta abordagem amplia o conceito de impedância, usualmente associado a sistemas oscilatíorios, para sistemas de corpos rígidos.

Palavras-chave : impedância; transmissao de energia; colisoes elasticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês