SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Physics for children: approach physics concepts from problem situationsObservation, measurement and modeling of clouds as a way to facilitate the atmospheric sciences teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

LIMA JUNIOR, Paulo; SILVEIRA, Fernando Lang da  and  OSTERMANN, Fernanda. Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física: um exemplo de uma universidade brasileira. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 1-10. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000100014.

A análise de sobrevivência e um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado "tempo de vida". Neste trabalho, investiga-se a possibilidade de aplicação da análise de sobrevivência ao estudo do tempo de permanência de estudantes diplomados, evadidos e desligados de um curso de graduação em física. Como resultado, percebe-se que este método é adequado, permitindo descrever quando a evasão e a diplomação ocorrem e quais fatores estão relacionados à permanência prolongada no curso. O objetivo deste trabalho é o de fazer uma breve introducto ao tema, exemplificando sua aplicação ao estudo do fluxo escolar de alunos de física de uma universidade brasileira. Acreditamos que este trabalho representa uma contribuição metodológica relevante para pesquisadores interessados no tema da evasão e da retenção nos cursos de formação científica na medida em que a análise de sobrevivência constitui um instrumento eficiente de descrição e compreensão do fluxo escolar.

Keywords : análise de sobrevivência; fluxo escolar; evasão; retenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese