SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Survival analysis applied to student flow in undergraduate Physics courses: an example from a Brazilian universityAbout the presence of the Harvard Project in the Brazilian educational system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

ASSIREU, Arcilan Trevenzoli; REBOITA, Michelle Simões  and  CORREA, Marcelo de Paula. Observando o céu, quantificando as nuvens e praticando modelagem: um exercício de apoio ao aprendizado das ciências atmosféricas. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 1-6. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000100015.

As concepções pedagógicas modernas concordam com o fato de que atividades que levem o aluno a experimentar processos são fundamentais para uma perfeita e integral compreensão destes processos. Assim, neste artigo apresentamos uma atividade didática que envolveu o uso conjunto da observação seguida pela formalização e modelagem do processo. O elevado empenho e motivação demonstrados pelos alunos, somado à facilidade de reprodução desta prática deixam a certeza da efetividade destes procedimentos para o ensino de ciências, particularmente, das ciências atmosféricas

Keywords : ensino de ciências; observação de processos; recursos didáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License