SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Modern physics in high school: the word with the authors of the texbooks PNLEMInfrared spectroscopy: a presentation for high school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da  and  FORCA, Ana Cláudia. Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 1-6. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000200014.

Investiga-se uma estratégia de ensino que mantém um paralelo com a de Millar, sugerida em 1987, analisando se os estudantes obtem medidas experimentais com melhor acurácia do que aqueles que não ficam submetidos a ela. Parte-se da hipótese de que conhecer previamente o valor da medida a ser obtida em um experimento faz com que os estudantes obtenham medidas com maior acuracia, pois ficam mais atentos e cautelosos com os procedimentos, refazendo-os quando a medida se desvia do valor por eles esperado, caso mais difícil de acontecer se eles desconhecem o valor do que estao medindo. A corroboração desta hipótese e feita por meio de tratamento estatístico (teste t) ao se analisar dois grupos (experimental e controle) de estudantes de nível médio, em situação real de sala de aula, realizando medidas em atividades experimentais de física. Considerações a respeito da consequência dos resultados desta pesquisa em relação ao uso de estratégias didáticas investigativas de inspiração em teste de hipóteses ou de aplicação de uma teoria são também apresentadas.

Keywords : medida; Ensino Medio; física; acuracia; estratégia de ensino kuhniana; pesquisa quantitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese