SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Laplace transform: an work of engineeringThe development period of Newtonian physics: counterviews and opinions surrounding advancement of scientific knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

COSTA, Marconi B.S.  and  PAVAO, Antonio C.. Supercondutividade: um século de desafios e superação. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 2602-2615. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000200017.

Um século após a descoberta deste fascinante fenômeno, a supercondutividade continua sendo um campo de pesquisa atual e vem contribuindo de modo significativo para o desenvolvimento científico e tecnológico. Apesar de muitos desafios terem sido superados ao longo destes anos, dois permanecem notavelmente destacados: a) o desenvolvimento de uma teoria microscópica ab initio (de primeiros princípios) que seja capaz de explicar a supercondutividade em qualquer intervalo de temperatura e b) a obtenção de um material que seja supercondutor a temperatura ambiente ou em temperatura maior que a ambiente. Depois de 5 prêmios Nobel em Física terem sido concedidos a pesquisadores desta área, é possível conjeturar que mais serão entregues aos que superarem os desafios destacados acima. Apresentamos uma sucinta discussão concernente aos principais acontecimentos relacionados à supercondutividade: sua descoberta, os materiais, as teorias propostas, os protagonistas e os avanços tecnológicos. Em um universo ocupado quase que exclusivamente por físicos teóricos e experimentais, destacamos a pouco conhecida contribuição do físico-químico americano Linus Pauling, que propôs um modelo simples e eficiente para a descrição da supercondutividade baseado em sua teoria da ressonância não-sincronizada das ligações covalentes (RVB). Estes importantes aspectos são apresentados e discutidos.

Keywords : supercondutividade; avanço científco e tecnológico; história da física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese