SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Superconductivity: a century of challenges and overcomingClassical-quantum versus exact quantum results for a particle in a box author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

SILVA, Diego Aurino da  and  PEDUZZI, Luiz O.Q.. O período de desenvolvimento da física newtoniana como contraponto às concepções e opiniões problemáticas a respeito do fazer e do conhecimento científico. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 1-11. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000200018.

O presente trabalho se utiliza do contexto de desenvolvimento da física newtoniana para servir como um contraponto às concepções problemáticas geradas pelas omissões dos aspectos epistemológicos e históricos da ciência. O objetivo é discutir os conteúdos (apresentando-os e separando-os por sua relevância) relativos a esse período, a fim de que possam contribuir com a categorização de formação científica apresentada: não visando apenas à reprodução dos conhecimentos, mas sim auxiliando tanto na sua compreensão quanto na sua contextualização cultural.

Keywords : o período de desenvolvimento da física newtoniana; formação científica; concepções problemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese