SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The development period of Newtonian physics: counterviews and opinions surrounding advancement of scientific knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

DE VINCENZO, Salvatore. Resultados clássico-quânticos versus resultados quânticos exatos para uma partícula em uma caixa. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 1-5. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000200019.

Foram considerados os problemas de uma partícula livre clássica dentro de uma caixa unidimensional: (i) com paredes impenetráveis e (ii) com paredes penetráveis. Para cada problema, foram identificados a partir da série de Fourier da função de posição, a amplitude clássica e a freqüência mecânica clássica do T-ésimo harmônico do movimento da partícula. Depois de usar a regra de quantização de Bohr-Sommerfeld-Wilson, foram obtidos a respectivas amplitudes e freqüências quantizadas (isto é, como uma função do rótulo quantum n ). Finalmente, os resultados clássico-quânticos foram comparados com aqueles obtidos a partir da moderna mecânica quântica, e uma clara correspondência foi observada no limite de n » τ.

Keywords : mecânica clássica; partícula em uma caixa; harmônicos de Fourier; harmônicos de Heisenberg.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English