Acessibilidade / Reportar erro

Uso do "Espelho de Lloyd'' como método de ensino de óptica no Ensino Médio

Use of the "Lloyd Mirror" as a technique to teach optics at the high-school level

Este trabalho propõe um método de ensino de óptica, especialmente de interferência, em aulas de física no Ensino Médio. Foi feito uso da experiência denominada "espelho de Lloyd'', que permite uma conexão ímpar entre a óptica geométrica e a óptica física e é bem mais simples que a "Experiência da Dupla-Fenda de Young''. Nessa experiência, foi observado interferência entre um feixe advindo diretamente da fonte e o advindo após uma reflexão especular. Subsequentes medições do comprimento de onda da luz resultaram em valores próximos a 700 nm, uma concordância razoável com a realidade. Conclui-se ser tal experiência uma forma ótima, simples porém mal-aproveitada de demonstrar a interferência da luz em salas de aula.

óptica; ensino de física; espelho de Lloyd


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br