SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Resonance in coupled compassesEquivalence between quantum mechanics and pt symmetric quantum mechanics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

MONTEIRO, Martín; CABEZA, Cecilia  and  MARTI, Arturo C.. Medidas de aceleração utilizando os sensores de telefones inteligentes: trabalhando com o princípio de equivalência. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2015, vol.37, n.1, 1303.  Epub Mar 30, 2015. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173711639.

Recentemente, os sensores disponíveis em vários modelos de smartphones, iPads ou tablets têm-se revelado muito úteis em laboratórios de física. Em particular, tem sido proposto o uso de acelerômetros em muitas experiências. Em virtude do princípio da equivalência, um sensor fixado em um sistema de referência não-inercial não pode discernir entre um campo gravitacional e um sistema com aceleração. Assim, os valores de aceleração medidos por este sensor devem ser corrigidos considerando-se o componente gravitacional. Neste trabalho um pêndulo físico é estudado e a aceleração absoluta e o ângulo de rotação são obtidos a partir de medições feitas com o acelerômetro e o sensor de rotação. Os resultados obtidos pelos sensores são comparados com as medições obtidas a partir da análise do vídeo do movimento. Finalmente são discutidas as limitações dos vários sensores.

Keywords : smartphone; medidas de aceleração; sensores para smartphones.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )