SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Open source weather stations: A research and technological development projectThe educational experiment of horizontal launch of a sphere: A study by video-analisys author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

HESSEL, Roberto; FRESCHI, Agnaldo A.  and  SANTOS, Francisco J. dos. Lei de indução de Faraday: Uma verificação experimental. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2015, vol.37, n.1, 1506.  Epub Mar 30, 2015. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173711719.

Embora existam inúmeras demonstrações relativamente simples para ilustrar a lei de indução de Faraday, experimentos quantitativos são menos comuns. Neste trabalho descrevemos um procedimento experimental para investigar a validade da lei de Faraday e adequado para ser utilizado em um laboratório de física básica. A montagem descrita permite registrar a força eletromotriz induzida numa bobina graças à passagem de um imã de neodímio em queda livre através dela. A partir da análise dos pulsos induzidos em função da velocidade do imã ao passar pelo centro da bobina mostramos que os resultados obtidos são consistentes com a lei de Faraday. Além disso, mostramos também que a distância entre os picos de tensão induzida numa bobina suficientemente chata é igual ao comprimento do imã.

Keywords : lei de indução de Faraday; força eletromotriz; laboratório de física básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )