SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Students’ alternative conceptions about thermal concepts: A study of diagnostic and formative assessmentBrief overview on the Newtonian dynamics of curvilinear motion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

AFONSO, Júlio Carlos  and  CHAVES, Francisco Artur Braun. Uma proposta inovadora de ensino de física experimental no início do Século XX. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2015, vol.37, n.1, 1601.  Epub Mar 12, 2015. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173711642.

Este trabalho analisa os três volumes da obra Problemas Práticos de Physica Elementar, de Heitor Lyra da Silva, editada entre 1916 e 1929, destinada a alunos dos então cursos regulares (primário e secundário) e profissional. Rompendo com os padrões de ensino da época, sua didática pretendia ser a mais simples e objetiva possível. O instrumental proposto foi concebido para que fosse acessível a todas as regiões do país. A metodologia de ensino é de aprendizado direto, por repetição e análise crítica dos resultados experimentais. A estrutura e a finalidade da obra se inseriam no contexto do chamado Movimento Renovador, consolidado na década de 1920, que visava uma educação individualizada que respeitasse as diferenças no desenvolvimento de cada estudante. No entanto, as ideias inovadoras da educação sob princípios liberais não conseguiram se impor às correntes conservadoras que dominavam o cenário educacional brasileiro, sendo a nova proposta didática relegada ao esquecimento.

Keywords : ensino de física; física experimental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )