Pesquisa |
Fortus, 2009 [3[3] D. Fortus, Science Education 93, 86 (2009).] |
– |
Vídeo-filmagens; entrevistas; análise audiovisual e textual das respostas dos alunos. |
Pizzolato et al., 2014 [8[8] N. Pizzolato, C. Fazio, R.M. Mineo and D. Adorno, Physical Review Special Topics - Physics Education Research 10, 010107 (2014).] |
Projeto experimental (“Missão em Marte”) |
Pré/pós-teste |
Enghag, Gustafsson e Jonsson, 2009 [12[12] M. Enghag, P. Gustafsson and G. Jonsson, International Journal of Science and Mathematics Education 7, 455 (2009).] |
Discussões em pequenos grupos. |
Vídeo-filmagens; análise das interações com os pares. |
Diakidoy e Constantinou 2001 [13[13] I.A.N. Diakidoy and C.P. Constantinou, Creativity Research Journal 13, 401(2001).] |
– |
Pré/pós-teste |
Hunsche e Auler, 2012 [15[15] S. Hunsche y D. Auler, Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias 11, 1 (2012).] |
– |
Registros de observação; entrevistas. |
Chang et al., 2012 [23[23] S.H. Chang, T.C. Wu, Y.K. Kuo and L.C. You, Turkish Online Journal of Educational Technology 11, 236 (2012).] |
Discussões em pequenos grupos; ambiente computacional de aprendizagem (avaliação online de pares). |
Mapas conceituais; entrevistas; pré/pós-teste. |
Kapur e Kinzer, 2007 [24[24] M. Kapur and C.K. Kinzer, Educational Technology Research and Development 55, 439 (2007).] |
Ambiente computacional de aprendizagem (discussões em plataformas online de comunicação); discussões em pequenos grupos; |
Análise textual das respostas dos alunos; protocolo de avaliação; ferramenta computacional de comunicação. |
Kapur, Voiklis e Kinzer, 2008 [25[25] M. Kapur, J. Voiklis and C.K. Kinzer, Computers and Education 51, 54 (2008).] |
Discussões em grupo; ambiente computacional de aprendizagem. |
Análise das discussões entre grupos de alunos; protocolo de avaliação; ferramenta computacional de comunicação. |
Kapur, 2008 [26[26] M. Kapur, Cognition and Instruction 26, 379 (2008).] |
Ambiente computacional de aprendizagem; discussões em grupos. |
Pré/pós-teste; análise textual das respostas dos alunos; protocolo de avaliação; ferramenta computacional de comunicação. |
Enghag, Gustafsson e Jonsson, 2007 [27[27] M. Enghag, P. Gustafsson and G. Jonsson, Research in Science Education 37, 449 (2007).] |
Discussões em pequenos grupos. |
Vídeo-filmagens; análise das atitudes dos alunos em ação de resolução colaborativa dos problemas. |
Camargo e Silva, 2006 [28[28] E.P. de Camargo e D.da Silva, Ciência & Educação 12, 155 (2006).] |
Discussões em grande grupo a respeito do problema aberto em questão. |
Áudio de uma colisão entre automóvel e trem; registros de observação. |
Truyol e Gangoso, 2010 [29[29] M.H. Truyol e Z. Gangoso, Investigações em Ensino de Ciências 15, 463 (2010).] |
– |
Vídeo-filmagens; análise textual. |
Truyol, Gangoso e López 2012 [30[30] M.E. Truyol, Z. Gangoso and V.S. López, Latin American Journal of Physics Education 6, 1 (2012).] |
– |
Entrevistas; vídeo-filmagens, análise textual das respostas dos alunos. |
Ramalho de Souza, 2012 [31[31] E.S. Ramalho de Souza, Acta Scientiae 14, 309 (2012).] |
Metodologia de projetos. |
Análise dos relatórios de atividades dos estudantes. |
Shin, Jonassen e McGee, 2003 [32[32] N. Shin, D. Jonassen and S. McGee, Journal of Research in Science Teaching 40, 6 (2003).] |
Ambiente computacional de aprendizagem (uso de software educacional); estudo prévio; discussões em pequenos grupos |
Testes de conhecimento específico; protocolo de avaliação; software educacional. |
Chang e Chiu, 2005 [33[33] S. Chang and M. Chiu, International Journal of Science and Mathematics Education 3, 117 (2005).] |
– |
Teste de conhecimento específico; questionário; atividades experimentais. |
Bravo e Pesa, 2005 [34[34] B.M. Bravo e M.A. Pesa, Investigações em Ensino de Ciências 10, 337 (2005).] |
Abordagem investigativa (incluindo resolução de problemas abertos e pequenas experiências) |
Pré/pós-teste; questionário. |
Chittasirinuwat, Kruatong e Paosawatyanyong, 2010 [36[36] O. Chittasirinuwat, T. Kruatong and B. Paosawatyanyong, International Conference on Physics Education 1263, 79 (2010), disponível em http://scitation.aip.org/content/aip/proceeding/aipcp/10.1063/1.3479899. http://scitation.aip.org/content/aip/pro...
] |
– |
Entrevista; análise das respostas dos alunos. |
Bulu e Pedersen, 2010 [37[37] S.T. Bulu and S. Pedersen, Educational Technology Research and Development 58, 507 (2010).] |
Ambiente computacional de aprendizagem (uso de software educacional); abordagens de assistência à aprendizagem |
Pré/pós-teste; protocolo de avaliação; hipermídia. |
Shekoyan e Etkina, 2007 [38[38] V. Shekoyan and E. Etkina, Physics Education Research Conference 951, 192 (2007), disponível em http://scitation.aip.org/content/aip/proceeding/aipcp/10.1063/1.2820930. http://scitation.aip.org/content/aip/pro...
] |
Resolução do tipo lápis e papel ao longo de um semestre; abordagens de assistência à aprendizagem. |
Análise textual das respostas dos estudantes. |
Ding et al., 2009 [39[39] L. Ding, N. Reay, A. Lee, L. Bao, M. Sabella, C. Henderson and C. Singh, Physics Education Research Conference 1179, 129 (2009), disponível em http://scitation.aip.org/content/aip/proceeding/aipcp/10.1063/1.3266695. http://scitation.aip.org/content/aip/pro...
] |
Abordagens de assistência à aprendizagem; resolução do tipo lápis e papel. |
Vídeo-filmagens; entrevistas; análise textual das respostas dos alunos. |
Campos et al., 2012 [44[44] B.S. Campos, S.A. Fernandes, A.C.P.B. Ragni e N.F. Souza, Revista Brasileira de Ensino de Física 34, 1402 (2012).] |
Atividades experimentais. |
Análise de desenhos e respostas por escrito fornecidas pelos alunos e discussões de sala de aula. |
Propostas com Aplicação |
Clement e Terrazzan, 2012 [6[6] L. Clement e E. Terrazzan. Experiências em Ensino de Ciências 7, 98 (2012).] |
Abordagem investigativa; resolução do tipo lápis e papel. |
Vídeo-filmagens; protocolo de avaliação; registros de observação; análise textual das respostas dos alunos. |
Robinson, 2008 [11[11] A.W. Robinson, Physics Education 43, 83 (2008).] |
Resolução do tipo lápis e papel. |
Análise textual das respostas dos alunos. |
Erceg, Aviani e Mešić 2013 [14[14] N. Erceg, I. Aviani y V. Mešić, Revista Mexicana de Fisica E 59, 65 (2013).] |
– |
Análise textual das respostas. |
Clement e Terrazzan, 2011 [17[17] L. Clement y E. Terrazzan, Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias 6, 87 (2011).] |
Abordagem investigativa; resolução do tipo lápis e papel. |
Vídeo-filmagens; análise textual das respostas dos alunos. |
Wampler, Demaree e Gilbert, 2013 [45[45] W. Wampler, D. Demaree and D. Gilbert, Physics Education Research Conference 1513, 414 (2013), disponível em http://scitation.aip.org/content/aip/proceeding/aipcp/10.1063/1.4789740. http://scitation.aip.org/content/aip/pro...
] |
Discussões em grupo (Peer Instruction); abordagem investigativa. |
Vídeo-filmagens; análise textual das respostas dos alunos; entrevista. |
Basir et al., 2008 [46[46] M.A. Basir, M.R. Alinaghizadeh and H. Mohammadpour, Physics Education 43, 407 (2008).] |
Abordagem investigativa. |
Análise textual das respostas dos alunos. |
Longhini e Nardi, 2009 [47[47] M.D. Longhini e R. Nardi, Caderno Brasileiro de Ensino de Física 26, 7 (2009).] |
Resolução do tipo lápis e papel. |
Análise textual das respostas. |
Wei e Ford, 2015 [48[48] T. Wei and J. Ford, Journal of STEM Education 16, 46 (2015).] |
Projeto experimental. |
Questionário; atividades experimentais. |
Bryan, 2004 [49[49] J. Bryan, Contemporary Issues in Technology and Teacher Education 4, 284 (2004).] |
Ambiente computacional de aprendizagem. |
Ferramenta computacional de videoanálise (Tracker). |