Acessibilidade / Reportar erro

Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction

Implementing an application for smartphones as a voting system in physics classrooms with peer instruction

Este trabalho investigou o desenvolvimento e implementação de um aplicativo para smartphones que realiza o envio de respostas ao professor durante a resolução de testes conceituais nas aulas. Foram desenvolvidas aulas de Física em uma turma de Ensino Médio utilizando-se do Peer Instruction nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas, os estudantes resolviam testes conceituais e enviavam a respostas através do aplicativo, diretamente para o notebook do professor. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. Desta forma, o professor tem a opção de salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação da aprendizagem destes. O Peer Instruction mostrou-se como uma potente ferramenta para estimular a aprendizagem na resolução individual de problemas, promovendo um aumento na concentração e, também, fomentando discussões em grupos durante a resolução coletiva dos testes conceituais.

Palavras-chave:
Ensino de Física; Peer Instruction; Aplicativo; Sistema de votação


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br