SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Simple and convenient analytical formulas for studying the projectile motion in midairQuantum mechanical principles of Nuclear Magnetic Resonance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

ZACZESKI, Monicky E. et al. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.1, e1309.  Epub Aug 14, 2017. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0192.

Neste artigo será feita uma discussão sobre alguns dos principais aspectos de funcionamento do violão, iniciando por um breve histórico contextualizando as mudanças pelas quais o instrumento passou ao longo dos séculos, incluindo alguns apontamentos feitos pelo físico Michael Kasha. Será dada ênfase na descrição do leque harmônico do violão, um conjunto de barras e travessas que possui finalidades acústicas e estruturais, e que apresentou uma evolução em forma e complexidade que acompanhou o desenvolvimento do violão. É feito um tratamento matemático do ressonador de Helmholtz formado pelo ar enclausurado pelo corpo do instrumento. Por fim, é feita uma discussão sobre os captadores magnéticos, os quais foram introduzidos no violão na primeira metade do séc. XX, visando um aumento do nível de intensidade sonora e, posteriormente levaram ao surgimento dos instrumentos de corpo sólido, como a guitarra e o baixo elétricos.

Keywords : física e música; cordas; violão; leque harmônico; captador magnético; acústica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )