SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Classical gauge theories as systems with constraints: a geometric point of viewApplication and evaluation of an active learning methodology (ISLE type) in mechanics classes, in engineering courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

LIMA, J. A. S.  and  SANTOS, R. C.. 100 Anos da Cosmologia Relativística (1917–2017). Parte I: Das Origens à Descoberta da Expansão Universal (1929). Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.1, e1313.  Epub Aug 31, 2017. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0196.

Estamos vivenciando um período de extrema efervescência intelectual na área da cosmologia. Um volume enorme de dados observacionais em quantidade e qualidade sem precedência e um arcabouço teórico mais consistente, impeliram a cosmologia para uma era da precisão, transformando a disciplina em área de ponta da ciência contemporânea. Observações com Supernovas do tipo Ia (SNe Ia) mostraram que o Universo está expandindo aceleradamente, um fato sem explicação no modelo desacelerado tradicional. Identificar a causa dessa aceleração é hoje o problema mais fundamental da área. Tal como ocorreu no renascimento científico, a solução norteará os rumos da disciplina no futuro próximo e as possíveis respostas (se energia escura, alguma extensão da relatividade geral ou um mecanismo ainda desconhecido) deverão também alavancar o desenvolvimento da física. Nesse contexto, sem abdicar de uma abordagem pedagógica, apresentamos uma visão geral tanto dos principais resultados teóricos quanto das descobertas observacionais mais significativas da cosmologia nos últimos 100 anos. A saga da cosmologia moderna será apresentada numa trilogia. Neste artigo (Parte I), com base nos artigos de Einstein, de Sitter, Friedmann, Lemaître e Hubble, descreveremos o período decorrido entre as origens da cosmologia e a descoberta da expansão Universal (1929). Na Parte II veremos o período de 1930–1997, finalizando com o velho modelo padrão desacelerado. A Parte III será inteiramente dedicada ao modelo acelerado do Universo, o paradigma cósmico do século XXI.

Keywords : Cosmologia; Astronomia Extragaláctica; Expansão do Universo; Lei de Hubble.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )