SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Estudo da relação entre o movimento circular uniforme e o movimento harmônico simples utilizando a videoanálise de uma roda de bicicletaCalores específicos dos gases ideais degenerados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117versão On-line ISSN 1806-9126

Resumo

RAMOS, Matheus Pinheiro  e  MALUF, Roberto Vinhaes. Sobre a teoria de Einstein para ondas gravitacionais e sua aplicação no estudo da radiação emitida por um pulsar binário. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.2, e2302.  Epub 04-Set-2017. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0177.

Neste trabalho mostramos de forma didática a dedução da equação de onda relacionada com as chamadas ondas gravitacionais. Veremos que as referidas ondas surgem naturalmente como soluções das equações de Einstein linearizadas, após a escolha de um sistema de coordenada (gauge) adequado. Discutiremos ainda a geração de ondas gravitacionais e a natureza quadrupolar da radiação gravitacional emitida por um sistema binário em órbita circular. Por fim, aplicaremos a teoria desenvolvida nos dados observacionais da binária de Hulse-Taylor, obtendo assim uma noção dos valores que cercam este tipo de evento e também do quão precisa é a teoria apresentada.

Palavras-chave : Relatividade geral; Radiação gravitacional; Binária de Hulse-Taylor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )