SciELO - Scientific Electronic Library Online

 

vol.40 número2Geração de energia por pipasFormação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  


Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117versão On-line ISSN 1806-9126

Resumo

MONTEIRO, Fábio F.; ALVES, Cecília B.  e  MELLO, Bernardo A.. Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.2, e2401.  Epub 28-Set-2017. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232.

As vantagens e desvantagens do uso de questões de julgamento em avaliações de aprendizagem, bem como a inserção da penalização de respostas erradas como mecanismo de ajuste sobre o acerto casual, já foram apresentadas e discutidas por diversos autores no contexto da avaliação de aprendizagem. No entanto, pouco estudo tem sido feito no Brasil no sentido de entender a extensão da influência do uso da penalização de respostas erradas na medida da proficiência do aluno no domínio avaliado. Neste sentido, este artigo apresenta um estudo realizado na Universidade de Brasília, com os alunos das disciplinas básicas de Física-1 e Física-2 oriundos de 20 cursos diferentes, no modelo das Disciplinas Unificadas da Física, que foram submetidos alternadamente a avaliações com penalidade e sem penalidade. O efeito da redução da confiabilidade do escore devido à penalidade é confrontado estatisticamente com o efeito do aumento do poder discriminativo da prova devido à redução do “chute”. Uma nova grandeza chamada ganho na qualidade γ é proposta para interpretar os resultados desses efeitos combinados. Ao final, fica demonstrado que o aumento do poder discriminativo da prova supera a redução da confiabilidade do escore quando se aplica a penalização de respostas erradas em itens de julgamento.

Palavras-chave : disciplinas de massa; itens dicotômicos; penalização de respostas; confiabilidade do escore; poder discriminativo da prova.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )