SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre LucieAquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ensino de Física

versão impressa ISSN 1806-1117versão On-line ISSN 1806-9126

Resumo

ARNOLD, Francisco José et al. Proposta experimental do estudo de colisões entre bolas de borracha e superfície plana. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.2, e2502.  Epub 04-Set-2017. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0147.

O estudo sobre a conservação do momento linear e as forças impulsivas nos cursos introdutórios de física tem abordagem baseada na colisão de objetos que se comportam como partículas. Neste trabalho busca-se por um aprofundamento no tema, introduzindo-se atividades experimentais direcionadas para laboratórios de ensino de física em que se considera a colisão entre uma bola de borracha e uma superfície rígida e plana. Estes experimentos permitem investigar características da colisão, tais como o tempo de impacto, a força impulsiva, a área de contato e o coeficiente de restituição. A modelagem, baseada na teoria de Hertz, inclui as propriedades elásticas da bola. Os resultados experimentais são comparados com valores teóricos provenientes do tratamento convencional (desconsiderando a deformação dos corpos) e da teoria de Hertz. Também são fornecidas indicações sobre a elaboração de experimentos visando aprimoramentos por parte de professores e alunos.

Palavras-chave : momento linear; força de impacto; teoria de Hertz.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )