SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Remembering FeynmanWhat distinguishes the Feynman lectures from traditional physics textbooks? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

MOREIRA, Ildeu de Castro. Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.4, e4203.  Epub July 02, 2018. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0374.

Entre 1949 e 1966, o físico norte-americano Richard Feynman veio ao Brasil algumas vezes. Interagiu com físicos brasileiros, realizou pesquisas, deu cursos, fez conferências e participou do carnaval carioca. Por duas vezes, em 1952 e 1963, fez palestras sobre o ensino de física. Suas observações e opiniões sobre este ensino ganharam notoriedade ao serem divulgadas posteriormente em um de seus livros de grande circulação mundial: R. P. Feynman, “Está a brincar, Sr. Feynman!”. No livro, ele descreve situações de sua interação com estudantes brasileiros, que ilustram sua crítica ao ensino livresco, baseado na memorização e sem a dimensão investigativa e crítica. O objetivo deste trabalho é analisar as duas conferências de Feynman sobre o ensino de física no Brasil, avaliar a possível influência local de suas observações, críticas e sugestões, e buscar fazer, de maneira retrospectiva, algumas comparações preliminares sobre a situação atual do ensino de física e as considerações por ele feitas há mais de cinco décadas atrás. Reproduziremos, no final, a tradução da segunda conferência de Feynman, “O problema de ensinar física na América Latina” (1963) pelo interesse, ao menos histórico, que ainda guarda.

Keywords : Richard Feynman; ensino de física; história da física no Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )