SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Introduction to the Protein Folding Problem: An Approach Using Simplified Computational ModelsA fundamental experimental activity on Hall effect author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

VIEIRA, Frederico et al. Habitabilidade cósmica e a possibilidade de existência de vida em outros locais do universo. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2018, vol.40, n.4, e4308.  Epub June 18, 2018. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0325.

Este artigo aborda alguns aspectos relacionados ao conceito de vida como a conhecemos e explora a relação entre a evolução química do Universo e a produção dos elementos básicos da química prebiótica. Baseando-se no Modelo Cosmológico Padrão, são descritas as condições cosmológicas que levaram ao surgimento desses elementos e são mostradas evidências de que o Universo, em seus estágios primordiais, dispunha de elementos capazes de produzir substâncias orgânicas. É feita uma breve abordagem de como a química em ambientes astrofísicos leva à formação de compostos que fazem parte da cadeia de reações que conduz à formação dos "tijolos da vida". Finalmente, levantamos a hipótese que o universo poderia ter zonas habitáveis a partir dos primeiros 30 milhões da anos e que a condição de habitabilidade tem estreita relação com a sua evolução química, mesmo quando se leva em consideração a hipótese de diferentes universos.

Keywords : Habitabilidade Cósmica; Astrobiologia; Astroquímica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )