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Bioimpedância para avaliação da composição corporal: uma proposta didático-experimental para estudantes da área da saúde

Bioelectrical Impedance for body composition evaluation: an experimental didactic proposal for health sciences students

Resumo

Este artigo apresenta um experimento de bioimpedância voltado para estudantes da área da saúde e elaborado a partir de instrumentação tradicional encontrada em laboratórios de ensino de cursos de graduação. Essa proposta permite a introdução de grandezas físicas e conceitos básicos de circuitos elétricos através de um recorte interdisciplinar de medida de impedância do corpo humano e avaliação corporal. Sugere-se que o uso didático do experimento seja feito em etapas: (a) familiarização com o uso do osciloscópio e demais equipamentos, montagem do circuito equivalente para simular as medidas de bioimpedância e comparação das grandezas medidas e calculadas; (b) condução de medidas “in vivo” (c) cálculo das variáveis de interesse clínico a partir dos valores determinados experimentalmente de R e χc a 50 kHz e dos parâmetros antropométricos medidos. Concluiu-se que a operacionalização do experimento para fins didáticos é viável e seu emprego adequado para que os estudantes ascendam a uma melhor compreensão da medida de bioimpedância, tornando-se críticos em relação ao emprego de equipamentos comerciais na prática clínica. A exposição prática e conceitual usada reforça a importância de se re-examinar o propósito do conhecimento tradicional disciplinar na solução de problemas da área da saúde.

Palavras-chave:
Bioimpedância; Conceitos Básicos; Interdisciplinaridade; Princípios Físicos; Laboratório de Ensino

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