SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Information theory applications in neuroscienceConceptual and mathematical difficulties of the conventional model of damped oscillations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

SILVA, Marcelo Mariano da; CARVALHO, Raquel Santos Marques de  and  FREITAS, Marcelo Baptista de. Bioimpedância para avaliação da composição corporal: uma proposta didático-experimental para estudantes da área da saúde. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2019, vol.41, n.2, e20180271.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0271.

Este artigo apresenta um experimento de bioimpedância voltado para estudantes da área da saúde e elaborado a partir de instrumentação tradicional encontrada em laboratórios de ensino de cursos de graduação. Essa proposta permite a introdução de grandezas físicas e conceitos básicos de circuitos elétricos através de um recorte interdisciplinar de medida de impedância do corpo humano e avaliação corporal. Sugere-se que o uso didático do experimento seja feito em etapas: (a) familiarização com o uso do osciloscópio e demais equipamentos, montagem do circuito equivalente para simular as medidas de bioimpedância e comparação das grandezas medidas e calculadas; (b) condução de medidas “in vivo” (c) cálculo das variáveis de interesse clínico a partir dos valores determinados experimentalmente de R e χc a 50 kHz e dos parâmetros antropométricos medidos. Concluiu-se que a operacionalização do experimento para fins didáticos é viável e seu emprego adequado para que os estudantes ascendam a uma melhor compreensão da medida de bioimpedância, tornando-se críticos em relação ao emprego de equipamentos comerciais na prática clínica. A exposição prática e conceitual usada reforça a importância de se re-examinar o propósito do conhecimento tradicional disciplinar na solução de problemas da área da saúde.

Keywords : Bioimpedância; Conceitos Básicos; Interdisciplinaridade; Princípios Físicos; Laboratório de Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )