SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Concordance between tracheal aspirate and bronchoalveolar lavage in the diagnosis of ventilator associated pneumoniaThe role of household contact in the appearance of multidrug-resistant tuberculosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713

Abstract

CAYMMI, Anna Luiza Summers; SILVEIRA, Marco Antônio Santos; MONTAL, Guilherme  and  LEMOS, Antônio Carlos Moreira. Papel da fibrobroncoscopia no diagnóstico de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. J. bras. pneumol. [online]. 2004, vol.30, n.1, pp. 39-45. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132004000100008.

INTRODUÇÃO: A tuberculose pulmonar é uma doença infectocontagiosa de elevadas incidência e prevalência. O diagnóstico é feito de maneira rápida e segura através da baciloscopia do escarro. Entretanto, dos portadores de tuberculose pulmonar, 30% a 50% têm baciloscopia do escarro negativa ou não têm escarro, o que faz com que a fibrobroncoscopia adquira especial importância nesses casos. OBJETIVO: Avaliar a sensibilidade de espécimes colhidos, através da fibrobroncoscopia (lavado broncoalveolar e biópsia transbrônquica), para o diagnóstico de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sem confirmação diagnóstica através da baciloscopia do escarro. MÉTODO: Através da revisão dos livros de registro das fibrobroncoscopias realizadas no Hospital Universitário Professor Edgard Santos e no Hospital São Rafael, entre março de 1997 e março de 2001, foram identificados e incluídos no estudo os pacientes maiores de 18 anos, e encaminhados devido a suspeita de tuberculose com, no mínimo, três baciloscopias do escarro negativas. Foram coletados dados referentes a idade, sexo, alteração radiológica e alterações encontradas durante o exame endoscópico. RESULTADOS: Foram identificados 52 pacientes, com idade variando de 19 a 77 anos (mediana de 39), sendo 58% do sexo masculino e 37% atendidos pelo SUS. A apresentação radiológica predominante foi o infiltrado alveolar (80%). Tuberculose foi o diagnóstico final em 35 pacientes (1 com neoplasia associada), e a broncoscopia foi diagnóstica em 28 pacientes (80%). Outros diagnósticos obtidos pela broncoscopia foram: neoplasia, histoplasmose, alveolite crônica eosinofilica, pneumonia por Pneumocystis carinii e fibrose pulmonar. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo indicam a realização da fibrobroncoscopia em pacientes com suspeita de tuberculose não confirmada através da baciloscopia do escarro para determinação diagnóstica, não só desta doença, como de todas as que representam diagnósticos diferenciais.

Keywords : Tuberculose pulmonar [diagnóstico]; Broncoscopia [métodos].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese