SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 suppl.2Asbestos-related diseasesOccupational lung cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713On-line version ISSN 1806-3756

Abstract

CAPITANI, Eduardo Mello de  and  ALGRANTI, Eduardo. Outras pneumoconioses. J. bras. pneumol. [online]. 2006, vol.32, suppl.2, pp.S54-S59. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132006000800010.

As pneumoconioses mais prevalentes são a silicose, a asbestose e a pneumoconiose do trabalhador do carvão. Outras pneumoconioses com repercussões clínicas, funcionais e estruturais distintas são causadas pela inalação de poeiras metálicas a partir de fumos metálicos e sais orgânicos. A distinção quanto à forma química do composto inalado tem relação com a reação tecidual e o prognóstico. São apresentadas de forma sucinta a pneumoconiose simples, a siderose, a pneumoconiose por rocha fosfática, e a doença pulmonar crônica pelo berílio e por exposição a metais duros. Uma anamnese ocupacional como instrumento de busca etiológica dessas pneumoconioses é essencial.

Keywords : Doenças ocupacionais; Pneumoconiose; Exposição ambiental; Pneumopatias; Siderose; Berilose; Exposição ocupacional; Condições de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License