SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Comparison between the drug treatment used in children up to five years of age treated in an emergency room and the guidelines established in the III Brazilian Consensus on Asthma ManagementPrevalence of asthma attacks treated in public health facilities in the city of Juiz de Fora, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713

Abstract

PONTE, Eduardo et al. Impacto de um programa para o controle da asma grave na utilização de recursos do Sistema Único de Saúde. J. bras. pneumol. [online]. 2007, vol.33, n.1, pp. 15-19. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132007000100006.

OBJETIVO: Quantificar a redução da utilização de recursos da saúde entre pacientes admitidos no Programa para o Controle da Asma e Rinite Alérgica na Bahia. MÉTODOS: Até o mês de janeiro de 2006 havia 1.405 pacientes inscritos no programa, em quatro centros de referência em Salvador (BA). Foram incluídos, na análise preliminar, 269 pacientes consecutivos com diagnóstico de asma grave e idade superior a doze anos. Os pacientes tinham assistência de pneumologistas, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos e recebiam medicações inalatórias para asma. Neste estudo observacional de coorte prospectivo, foram comparados os números de internações, de atendimentos em emergência, de ciclos de corticóide sistêmico e de dias de ausência da escola ou do trabalho por crise de asma, no ano anterior à admissão no programa, com base no relato dos pacientes, com o registro da ocorrência destes eventos no primeiro ano de acompanhamento no programa. RESULTADOS: Nesta amostra de pacientes com asma grave o programa resultou em redução significativa dos atendimentos de emergência (de 85%) e redução do número de internações hospitalares (de 90%). Houve também uma redução no número de dias de ausência da escola ou trabalho (de 86%) e no número de ciclos de corticóide sistêmico (de 67%). CONCLUSÃO: Um programa para o controle da asma grave em ambulatório de referência, incluindo assistência farmacêutica gratuita, permite acentuada redução no consumo de recursos do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Asma [terapia]; Asma [prevenção & controle]; Hospitalização; Sistema Único de Saude.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese