SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Comparative analysis and reproducibility of the modified shuttle walk test in normal children and in children with cystic fibrosisEvaluation of serum and pleural levels of the tumor markers CEA, CYFRA21-1 and CA 15-3 in patients with pleural effusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

Print version ISSN 1806-3713

Abstract

GARCIA, Joseani Coelho Pascual; FERREIRA FILHO, Olavo Franco; GRION, Cíntia Magalhães Carvalho  and  CARRILHO, Claudia Maria Dantas de Maio. Impacto da implantação de um guia terapêutico para o tratamento de pneumonia nosocomial adquirida na unidade de terapia intensiva em hospital universitário. J. bras. pneumol. [online]. 2007, vol.33, n.2, pp. 175-184. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132007000200012.

OBJETIVO: Avaliar o impacto da implantação de um guia terapêutico para o tratamento empírico de pneumonia hospitalar. MÉTODOS: Foi realizado um ensaio clínico com controle histórico, no período de junho de 2002 a junho de 2003, em pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) que adquiriram pneumonia hospitalar. Todos foram tratados de acordo com um guia terapêutico desenvolvido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição (grupo com intervenção). Para o controle, foram analisados os prontuários dos pacientes que adquiriram pneumonia hospitalar no período de junho de 2000 a junho de 2001 (grupo sem intervenção). Foram determinados taxa de mortalidade, tempo médio de tratamento e tempo de internação na UTI e no hospital dos pacientes que adquiriram pneumonia hospitalar. RESULTADOS: A mortalidade relacionada à pneumonia foi menor no grupo tratado de acordo com o guia terapêutico (26 x 53,6%; p = 0,00). Quanto à mortalidade geral, não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois períodos (51 x 57,9%; p = 0,37). Também não foi encontrada diferença quanto aos tipos de microorganismos isolados, tempo de tratamento e tempo de internação na UTI e no hospital. CONCLUSÃO: A implantação do guia terapêutico para tratamento de pneumonia hospitalar adquirida em UTI pode ser eficaz na diminuição das taxas de mortalidade.

Keywords : Pneumonia [tratamento]; Infecção hospitalar; Unidades de terapia intensiva; Mortalidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese