SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Simpatectomia torácica por videotoracoscopia para tratamento da hiperidrose primária: estudo retrospectivo de 521 casos comparando diferentes níveis de ablaçãoCapacidade submáxima de exercício em pacientes adolescentes e adultos com fibrose cística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713

Resumo

BERGONSE NETO, Nelson et al. Modelo mecânico para simulação do condicionamento pulmonar do ar respirado. J. bras. pneumol. [online]. 2007, vol.33, n.3, pp. 255-262. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132007000300005.

OBJETIVO: A criação de um modelo mecânico que pudesse ser regulado para simular o condicionamento do ar inspirado e expirado nos mesmos valores normais de temperatura, pressão e umidade relativa do aparelho respiratório de um homem jovem hígido sob ventilação mecânica. MÉTODOS: Utilizando-se diversos tipos de materiais, um aparelho mecânico foi construído e regulado com valores normais de capacidade vital, volume corrente, pressão inspiratória máxima, pressão expiratória final positiva e temperatura do gás dentro do sistema. O aparelho foi submetido a ventilação mecânica por um período de 29,8 min. A cada dois segundos, foram registradas as alterações de temperatura do ar circulado no sistema. RESULTADOS: Mediante análise estatística dos dados coletados observou-se que o aparelho construído foi eficiente no condicionamento do ar aproximadamente nos moldes do aparelho respiratório de um ser humano. CONCLUSÃO: Ao final deste estudo, conseguiu-se desenvolver um aparelho mecânico capaz de simular o condicionamento do ar respirado nas mesmas condições de temperatura, pressão e umidade do aparelho respiratório de um ser humano hígido.

Palavras-chave : Termodinâmica; Respiração artificial; Temperatura ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês