SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Capacidade submáxima de exercício em pacientes adolescentes e adultos com fibrose císticaQualidade de sono e função pulmonar em adolescentes portadores de anemia falciforme clinicamente estáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713

Resumo

AUGUSTO, Daniel Knupp; MIRANDA, Luís Felipe José Ravic de; CRUZ, Carlos Eduardo Gazinelli  e  PEDROSO, Ênio Roberto Pietra. Estudo comparativo entre pacientes idosos internados com diagnóstico clínico de pneumonia comunitária, com ou sem confirmação radiológica. J. bras. pneumol. [online]. 2007, vol.33, n.3, pp. 270-274. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132007000300007.

OBJETIVOS: Comparar aspectos clínicos, radiológicos e evolutivos de idosos internados com diagnóstico clínico de pneumonia comunitária, com ou sem confirmação radiológica. MÉTODOS: Foram estudados, retrospectivamente, 141 pacientes com idade acima de 60 anos. RESULTADOS: Em 45 pacientes, os achados radiológicos corroboraram o diagnóstico clínico e, em 96 pacientes, a radiologia não foi compatível com a suspeita clínica. Os sinais, os sintomas, a terapêutica e os desfechos destes dois grupos foram comparados. Os achados do estudo sugerem que não houve diferença significativa entre os grupos segundo os critérios analisados. A prevalência de radiografias de tórax compatíveis com pneumonia entre pacientes com suspeita clínica da doença foi de pouco mais de 30%. CONCLUSÃO: O diagnóstico clínico de pneumonia comunitária tem baixa especificidade em idosos e deve ser usado com cautela. Devido ao pequeno número de pacientes estudados, mais estudos sobre o tema são necessários para confirmar os achados.

Palavras-chave : Pneumonia; Idoso; Diagnóstico; Radiologia; Hospitalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês