SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Diagnóstico imunológico da tuberculose: problemas e estratégias para o sucessoAmiloidose pulmonar: relato de caso de achado radiológico da apresentação nodular em grande fumante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713

Resumo

PONTE, Eduardo Vieira; RIZZO, José Ângelo  e  CRUZ, Álvaro Augusto. Inter-relação entre asma, atopia e infecções helmínticas. J. bras. pneumol. [online]. 2007, vol.33, n.3, pp. 335-342. ISSN 1806-3713.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132007000300016.

Este estudo teve como objetivo descrever as principais evidências encontradas na literatura acerca da inter-relação entre infecções helmínticas, atopia e asma. Foi feita uma revisão não sistemática da literatura. Encontramos numerosas publicações sobre o tema nas quais se verifica controvérsia quanto à capacidade das infecções por geohelmintos de inibir a reatividade ao teste alérgico cutâneo e os sintomas das doenças alérgicas. Por outro lado, estudos em pacientes infectados por Schistosoma spp., apesar de escassos, sugerem que estes helmintos são capazes de inibir a reatividade ao teste alérgico cutâneo e os sintomas de asma. Nos estudos in vitro, as evidências sugerem que as helmintíases inibem as respostas imunes mediadas por linfócitos T auxiliares do tipo 1 e 2, o que abre novas possibilidades terapêuticas para o tratamento de doenças do sistema imunológico.

Palavras-chave : Asma; Helmintos; Hipersensibilidade; Epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês